Master Class de Regência do Conservatório de Tatuí abordará aspectos voltados a regência coral
Com vagas limitas, o curso ‘Regência Coral’ receberá inscrições até o dia 02 de junho
No ano em que completa 70 anos, o Conservatório de Tatuí – uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, abre inscrições gratuitas para a master class de Regência, que abordará aspectos voltados ao trabalho coral, dinâmica de ensaio, entre outros temas. Com inscrições abertas até o dia 02 de junho, o evento é destinado a estudantes do curso de Iniciação à Regência da própria instituição e ao público externo interessado(a) em regência coral. As pessoas interessadas podem inscrever-se pelo link.
A master class será ministrada por Paulo Moura, doutor em Música, Mestre em Artes/Música e Bacharel em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp. Paulo tem experiência no campo de Cultura e Artes, com ênfase em Canto Coral (prática e regência) e Cultura Brasileira, sendo professor do Instituto de Artes da Unesp/São Paulo. Foi regente do Coro Juvenil da Fundação Osesp e coordenador do Núcleo de Ação Cultural da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Hoje é coordenador da Coordenadoria de Ação Cultural – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura- Proec/Unesp; Docente do Instituto de Artes da Unesp (SP), nas disciplinas Regência Coral, Coro de Câmara, Culturas Brasileiras, Laboratório de Criação Coral e Repertórios Corais em São Paulo (pós-graduação); Supervisor artístico do Coral da Unesp; e Diretor artístico e Regente do Madrigal Unesp, grupo institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura dessa universidade.
O evento também visa ser uma excelente oportunidade para aqueles que têm interesse em ingressar no mundo da regência coral. Dessa forma, além dos estudantes do curso de Iniciação à Regência, o encontro é aberto a musicistas interessadas pela regência coral.
As vagas são limitadas e a seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição. Os interessados em participar do Encontro de Regência devem realizar suas inscrições até o dia 02 de junho. O encontro será sediado no Conservatório de Tatuí, no dia 08 de junho, às 9h, no Salão Villa-Lobos.
Além disso, no mesmo dia, haverá um Encontro com o tema Práticas Vocais, voltado para estudantes, docentes da instituição e público em geral. A partir das 9h30, no Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, a convidada Marisa Fonterrada compartilhará com estudantes e professores das disciplinas de canto coral e grupos pedagógicos do Conservatório de Tatuí sobre suas experiências, conversa e reflexões sobre o tema coral. No período da tarde, às 14h, no mesmo local, o convidado Paulo Moura também participará do Encontro de Práticas Vocais compartilhando sua experiência com coros juvenis. Estas atividades irão proporcionar um ambiente enriquecedor para o aprendizado e troca de experiências entre os participantes.
Marisa Fonterrada é Livre Docente pela UNESP, Doutora em Antropologia e Mestre em Psicologia da Educação (PUCSP), Bacharel em Música pelo IMSP. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Música do IA/UNESP. Ex-Diretora do IA/Unesp e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Criadora da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística e da ETEC de Artes do Centro Paula Souza, em São Paulo. Ex-Coordenadora do Coral da Unesp e do Projeto Educação Musical pela Voz, em que regeu por 25 anos o Grupo CantorIA – coral infanto-juvenil do IA/Unesp. Coordenadora do G-PEM – Grupo de Pesquisa em Educação Musical IA/ Unesp, certificado pelo CNPq, desde 1997. Autora de livros e artigos sobre música, educação musical e ecologia acústica; tradutora de Murray Schafer desde 1991; entre as obras traduzidas, destaquem-se OuvirCantar (2018) e Vozes da tirania, templos do silêncio (2019). Últimas publicações: Conto enquanto canto (UFMG, 2021); Passaredo – os voos da voz na educação musical (Org., ao lado de Paula Molinari e Samuel Pontes, 2021); Caleidoscópio: lindas formas de ver, sentir e ouvir. In: Moura, Paulo Celso e Wahgabi, Monica. Samuel Kerr: arranjos corais (2021).
Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial do Conservatório de Tatuí.
SERVIÇO
Master Class de Regência Coral com Paulo Moura
Prazo de inscrição: até 02 de junho
Inscrições: Link
Data: 08 de junho de 2024, sábado
Horário: 9h00
Local: Salão Villa-Lobos (Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP)
Mais informações ou dúvidas: (15) 3205-8443 / (15) 3205-8447/ (15) 3205-8448/ WhatsApp: (15) 99815-1665;
Classificação indicativa: Livre
Inscrições gratuitas
Encontro de Práticas Vocais do Conservatório de Tatuí
Convidada: Marisa Fonterrada e Paulo Moura
Data: 08 de junho de 2024, sábado
Horário: 9h30 às 12:30h e das 14h às 17h
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga ( Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP)
Entrada restrita à docentes e discentes
Classificação indicativa: Livre
**
Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.
Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinadores cobre: Sicoob e Cipatex
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.