Morungaba 136 anos: Alunos visitam “Aldeia Nakana” com imersão na cultura indígena

Os estudantes do 5°A da EMEF “Maria Apparecida Teixeira Massarente” visitaram o Espaço Cultural Aldeia Nakana, no Bairro dos Silvas, na manhã desta sexta-feira (28/6), acompanhados pelo prefeito Marquinho Oliveira, que foi “guia por um dia”, o passeio marcou o encerramento da série de ações pelo Mês do Turismo.

Através do dirigente e idealizador do projeto, Alexandre Muzardo, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a rica cultura e o modo de vida dos povos originários do Brasil. O dirigente transmitiu aos estudantes conhecimentos sobre a história, tradições e saberes ancestrais, unindo o conhecimento temático ao lúdico.

Na escola, os estudantes aprenderam como são pronunciadas palavras do nosso dia a dia na língua nativa dos índios, a origem de algumas palavras que usamos na Língua Portuguesa, além da atividade de escrevê-las no papel.

Também foram apresentadas peças de artesanato inspiradas nas tradições indígenas. O grupo teve a oportunidade de visitar a “casa do pajé” e aprender sobre o uso das ervas medicinais, além de se envolver com a música e os instrumentos tradicionais, explorando a riqueza sonora das comunidades indígenas.

A jornada de aprendizado continuou com uma trilha em meio à mata. Os alunos se depararam com diferentes tipos de armadilhas tradicionais para a caça, como a zarabatana, proporcionando uma compreensão mais profunda das práticas cotidianas e das habilidades essenciais para a sobrevivência nas comunidades indígenas. 

O prefeito Marquinho Oliveira foi o “guia por um dia”, junto à técnica de Turismo, Débora Frare, do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; a diretora da escola Giovana Montico; a professora pedagoga Claudia Sobrinho, e das ADIs Catia Pires e Jéssica Tebiliar.

A visita integra as ações do “Mês do Turismo em Morungaba”, oficializado pelo Decreto nº 3706/2024. Em todas as sextas-feiras de junho, o prefeito Marquinho acompanhou alunos das escolas municipais a diferentes atrativos turísticos da estância.

A primeira visita realizada pelos estudantes de Morungaba foi ao Isabelle – Café Especial, no Sítio São Francisco, no Feital; no Hotel Fazenda São Silvano e no Museu Aberto de Astronomia (MAAS).  A visita à Aldeia Nakana marcou o encerramento das ações. 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *