Morungaba é a segunda cidade da RMC em ranking de sustentabilidade
Morungaba é destaque no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) 2024, ocupando a 2ª posição na Região Metropolitana de Campinas. O Índice de 2024 foi lançado no início deste mês, no Ministério do Meio Ambiente e do Clima.
O município se destacou no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) 2024, alcançando a segunda melhor posição na Região Metropolitana de Campinas (RMC), com uma pontuação geral de 62,74, indicando um nível alto de desenvolvimento sustentável. Dentre as cidades da RMC, Morungaba ficou atrás apenas de Jaguariúna, consolidando sua liderança em políticas públicas voltadas para a sustentabilidade na região.
O IDSC-BR classifica as cidades de todo o Brasil em uma escala que vai de 0 a 100, e Morungaba se posicionou em 23ª colocação geral entre 5.570 municípios.
O sistema de classificação do IDSC utiliza um código de cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) para indicar o nível de cumprimento das metas de sustentabilidade. Morungaba obteve a cor verde em vários indicadores-chave, como Água Potável e Saneamento, Energias Renováveis e Acessíveis, Ação Climática, Proteção da Vida Marinha e Paz, Justiça e Instituições Eficazes, destacando-se por suas boas práticas em áreas essenciais para o desenvolvimento sustentável.
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova. O ranking é uma importante ferramenta para medir o progresso das cidades brasileiras na implementação das políticas de sustentabilidade e nos ODS da ONU.
“Morungaba recebe com muita alegria esta colocação que demonstra um trabalho sério que vem sendo feito ao longo dos anos pela administração, sobretudo pela equipe do departamento de Meio Ambiente e Agricultura, dirigido por Clara Geromel, que junto com as equipes de todos os departamentos, não mediu esforços em relação à coleta de lixo e outras questões ambientais. Devemos seguir com políticas públicas que ajudem a preservar nossa estância climática: a qualidade do ar, as áreas verdes e as águas. Estamos muito felizes com esta notícia”, comemora o prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marquinho Oliveira.
Em 2021, Morungaba já havia se destacado como a primeira cidade do Brasil no ranking do IDSC, reforçando seu compromisso com a construção de um futuro mais sustentável por meio de políticas públicas eficazes e comprometidas com as futuras gerações.