Multifranqueados avançam no Brasil: Mercado que cresceu 19,5% em última pesquisa é fortalecido em 2023
Multifranqueados são peças-chave para a expansão das redes de franquias. Antonio Talli, campineiro, inaugura no mês de julho a sua 7ª unidade da marca Bio Mundo e já caminha para a 8ª neste mês de agosto
Os multifranqueados estão ganhando cada vez mais espaço no franchising brasileiro. A pesquisa mais recente divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que 82,9% das redes de franquias no país contam com multifranqueados, ou seja, donos de mais de uma loja da mesma marca.
Ainda sobre a mesma pesquisa, o percentual de multifranqueados aumentou de 16,6% para 19,5%, no último ano. Na mesma comparação de período, o percentual de unidades administradas por multifranqueados subiu de 27,6% para 30,1%.
Edmar Mothé é CEO da rede de franquias Bio Mundo, com um know how de mais de 40 anos no mercado de varejo, e confirma que todo o suporte, validação e qualidade oferecido aos franqueados são fundamentais para o bom desempenho em suas unidades. “Em toda a Bio Mundo, são mais de 80 funcionários à disposição, trabalhando incessantemente para um resultado de excelência em prol de cada franqueado, do cliente e da empresa com um todo,” afirma ele.
Segundo Mothé, a abertura de novas unidades traz mais maturidade ao segmento de franquias e pode atrair novos investidores. “Isso demonstra que os empreendedores participantes da rede abrem suas franquias, gostam (e lucram) tanto que decidem abrir outras, o que é um ponto positivo aos olhos de novos investidores e futuros franqueados,” continua Edmar.
A Bio Mundo é natural de Brasília, com 150 unidades espalhadas pelo Brasil, mais conhecida pela vasta gama de produtos naturais e nutrição esportiva, que inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel, além das marcas próprias.
Esses dados e a experiência de mercado reforçam o fato de que esses parceiros são peças-chave no plano estratégico das franqueadoras para continuarem a expandir sua base de atuação e esses perfis estão cada vez mais presentes nas marcas.
É o caso de Antonio Talli, campineiro, administrador e empresário há mais de 26 anos no ramo da educação, onde já aplica seu lado empreendedor em cinco unidades educacionais espalhadas pela cidade de Campinas, no interior de São Paulo.
Em uma viagem à Brasília conheceu a Bio Mundo. Com a expansão da marca pelo Brasil, Talli decidiu conhecer mais sobre a empresa a fim de levá-la para Campinas.
O ramo da alimentação saudável no Brasil sempre foi promissor, inclusive durante e pós pandemia da Covid-19. “Somos campineiros, conhecemos muito bem a região e sabemos que aqui é uma área econômica em pujança. Apostar em incentivar uma vida saudável local seria inovador, já que não existia nada parecido nos arredores,” conta Antonio.
Uma pesquisa realizada pela própria Bio Mundo traçou o panorama do setor de alimentação saudável. Em 2022 esse mercado cresceu 16% em todo o país em relação ao ano anterior e prevê um crescimento de quase 20% em 2023. Somente o estado de São Paulo registrou um crescimento de 181% em relação a 2021 e só esse ano deve registrar 66% de aumento nas vendas.
Antonio estava certo de sua decisão, tanto com a marca quanto com a localização, e usou esses termos como motor para alavancar seus investimentos. “Minha principal motivação é acreditar no potencial do segmento de qualidade de vida e produtos saudáveis, além dos diferenciais da marca Bio Mundo,” explica ele.
Logo decidiu abrir não somente uma unidade, mas investir em seis de uma só vez e marcar presença local. “Em menos de um mês e meio inauguramos seis unidades em Campinas, Indaiatuba e nos arredores. Demos corpo e força à marca na nossa região. Um trabalho de consolidação em um curto período, alavancando a Bio Mundo como a maior referência do segmento em Campinas, região, e agora, também na capital paulista,” ressalta Antonio, que abriu o olhar para fora da fronteira interiorana e aterrissou em São Paulo capital neste mês de julho.
Edmar Mothé, CEO da rede Bio Mundo afirma que esse espaço conquistado pelos multifranqueados se dá principalmente pela boa trajetória e retorno financeiro da rede. “O franqueado passa a ter mais experiência com os desafios, conhece novos mercados e a formação de equipe se torna mais fácil. Além disso, ele pode contar com toda a experiência de um primeiro negócio bem-sucedido e aplicá-la de maneira mais dinâmica,” afirma Mothé que há 8 anos acompanha de perto todos os fechamentos de contrato, treinamento de franqueados e todos os processos da marca.
“O que poucos meses atrás estava apenas no papel agora é realidade. Consolidamos nossas unidades, proporcionamos um conceito de vida saudável para nossos clientes e população, e em tão pouco tempo expandimos para novos horizontes e não iremos parar por aqui,” finaliza Talli.
Sobre a Bio Mundo
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael e Bruna, além de Adriana, que deu origem à toda criação, já que por sua necessidade nutricional, exigia uma alimentação específica.
Possui mais de 150 lojas espalhadas em 18 estados do Brasil em apenas 6 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.
É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.