O desafio de gerir equipes a distância em tempos de pandemia
Especialistas do Senac Campinas sugerem iniciativas para gestores conduzirem equipes em home office
Com a extensão da quarentena até o fim de maio como alternativa para a prevenção da propagação da Covid-19, o home office foi a solução adotada por algumas empresas para continuar a operação neste momento. Entretanto, a incerteza do retorno ao trabalho no modelo presencial tem exigido criatividade e esforço das lideranças para reorganizar, não somente os trabalhos dos colaboradores, mas também como orientá-los para essa fase remota. Se por um lado o modelo é bem absorvido por algumas pessoas, para outras pode ser desafiador, principalmente aos que ocupam um cargo de liderança. Mas quais são os desafios e as vantagens dessa modalidade de trabalho a distância? Qual tipo de comportamento é necessário aos líderes, para gerir equipes remotas na tentativa de manter resultados?
De acordo com Rinaldi Silva Corrêa, coordenador da pós-graduação do Senac Campinas, não há nenhum ineditismo no trabalho remoto (teletrabalho). “Um bom número de profissionais já era adepto antes mesmo do surgimento da pandemia e isolamento social. Entretanto, em razão do novo coronavírus, este número cresceu de maneira vertiginosa, pelo menos, é o que mostra as estatísticas divulgadas pelo IBGE, que confirma uma escalada de crescimento. No período de 2016 a 2017, o aumento foi de 16,2% do teletrabalho. Em todo o período de 2018, essa expansão alcançou 21,1%. Dados mais atuais mostram que na pós-pandemia a expectativa de crescimento seja de 30%”, conta.
Para Andrea Goulart, docente da área de gestão e negócios do Senac Campinas, o isolamento social, causado pela pandemia veio para acelerar esse processo de trabalho remoto e causou muita apreensão, uma vez que muitos não estavam preparados para a situação. “É certo que o trabalho a distância traz com ele o clima e a cultura já existentes no trabalho presencial, porém pode trazer também inseguranças por falta de treinamento das atividades executadas nesse formato”, endossa a professora.
Para ajudar gestores conduzirem e estimularem equipes em home office, os especialistas sugerem seis ações que podem ajudar nesse desafio remoto. Confira:
1) Positivismo ao lidar com a equipe
O altruísmo e a empatia são atributos de uma liderança mais humanista e positiva e serão sempre bem-vindos por toda equipe. A dica aqui é um comportamento positivo ao lidar com as equipes de trabalho, para que o indivíduo possa ver sentido aos seus esforços e comprometimento. Algumas ações por parte da empresa e da liderança podem resultar num melhor desempenho no trabalho remoto.
2) Estabelecer clima de confiança
Para muitos, o trabalho em casa é novidade e os colaboradores podem não se sentirem confiantes, podem ter medo de expressar as dificuldades e ter receio de que seu esforço de trabalho não seja reconhecido. Nesse caso deve entrar em ação uma competência essencial do líder que é criar um clima de confiança na equipe. É preciso que o líder demonstre abertura para ajudar todos em suas dificuldades e inseguranças e que confie que as entregas serão feitas mesmo diante das dificuldades. Ele deve estar ali para auxiliar nesse novo momento, ou seja, o colaborador precisa sentir que tem alguém de apoio e referência em caso de dificuldade.
3) Comunicação com a equipe home office
O gestor deve ser assertivo e pontual nas comunicações. É desejável criar uma rotina com horário para tratar os assuntos com os colaboradores e não ficar mandando recados no decorrer do dia. Não é recomendável encher a caixa de e-mail do colaborador para não correr o risco de perder informações importantes. Além disso, é preciso respeitar horário de trabalho, fim de semana e procurar ser democrático e transparente para não criar ruídos na equipe.
Conhecer melhor cada um de sua equipe ajuda muito no processo de avaliação de desempenho de cada um, abrindo oportunidades de soluções criativas para alguns problemas.
4) Redefinir metas e objetivos
Diante da nova realidade cabe ao líder guiar a equipe para o melhor caminho de produtividade, talvez seja necessário redefinir novas metas de trabalhos, objetivos e missão da equipe. Deixar sempre claro que é possível ter responsabilidade com liberdade e não se pode confundir liderança a distância com ausência do líder. Nesse momento devem ser feitos acordos do que é esperado de cada colaborador e como ele deve se desenvolver para atender as demandas da equipe e organização.
5) Iniciativas para manter o time engajado e estimulado
Para engajar é importante proporcionar todos os suportes tecnológicos para atuar remotamente e principalmente ouvir com atenção a opinião do colaborador. Mesmo a distância, precisa criar o sentido de pertencimento do colaborar para a empresa. Elaborar um checklist das atividades diárias, incluindo os cuidados com a equipe de trabalho,é perfeitamente recomendado nesse momento de atividades remotas. E os cuidados com os aspectos ergonômicos nos ambientes domiciliares devem ser lembrados e monitorados de forma assertiva.
6) Posturas do gestor para a realização de reuniões on-line
Neste momento devemos ponderar e até flexibilizar algumas questões de vestimenta num ambiente home office. Devemos considerar que as famílias estão em casa em outra condição.
Porém, é necessário nos prepararmos para trabalhar e cuidar da apresentação pessoal, ou seja, não podemos trabalhar de pijama, por exemplo.
Mas é importante prezar por um ambiente adequado para participarmos de reuniões virtuais como estarmos em um local tranquilo, silencioso e que não tenha decoração carregada e com questões ideológicas ao fundo.
Durante reuniões home office é importante manter o foco e, consequentemente, a sua concentração e dos demais participantes da conversa.
Precisamos ter cuidados com animais de estimação no ambiente da reunião. O pet passando ao fundo pode ser fofo, mas pode tirar a atenção dos demais participantes e desvirtuar a pauta proposta.
Serviço
Senac Campinas
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