Presidente da CETESB fala em Campinas sobre Plano de Reformas Estruturantes
Thomaz Toledo afirmou em palestra no Ciesp-Campinas, que órgão está buscando soluções, considerando o desenho de cada planta industrial.
O diretor-presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Thomaz Toledo, em palestra na sede do Ciesp-Campinas, nessa quinta (15/junho), afirmou que a agência do Governo do Estado, responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento ambiental, tem como plano para 2023, a realização de reformas estruturantes e a diminuição do tempo de respostas para os pedidos que chegam ao órgão.
Thomaz Toledo afirmou que isso será feito através de parcerias ou investimentos diretos para ganhar capacidade operacional. “Para isso precisamos de mais funcionários. O governador Tarcísio Freitas acaba de anunciar um concurso para contratação, que vai aumentar em 15% a nossa força de trabalho. Esses profissionais serão contratados agora no segundo semestre”.
O diretor-presidente também anunciou duas linhas de ações da Cetesb, uma no sentido de revisão e simplificação de procedimentos. Outra em investimentos em tecnologia, automatizando algumas das atividades, “principalmente nas agências, nos atendimentos aos usuários, para prestar um serviço de qualidade para a sociedade”.
Soluções Para a Indústria – O diretor-presidente da Cetesb explicou que órgão está buscando soluções direcionadas para cada indústria, considerando o desenho de cada planta industrial. “Temos muitas licenças que são emitidas para uma mesma planta industrial. Podemos verificar como concentrar melhor esse processo e emitir uma licença, não apenas olhando esses projetos menores, mas focando o plano maior de investimento daquela companhia”, explicou.
Nessa palestra, Thomaz Toledo foi recebido pelo diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa e pelos vices, Valmir Caldana e Stefan Rohr. O evento fez parte da programação do Departamento de Meio Ambiente do Ciesp-Campinas, coordenado por Rohr. Também esteve presente o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes e Alexandre Villela, do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp.
Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça