Projetos culturais de Hortolândia realizam oficina de xilogravura e exposição fotográfica

Oficina de xilogravurinha será na segunda-feira (24/03), já a exposição de fotos estreia na terça-feira (25/03); os dois projetos foram contemplados pela edital federal da PNAB, divulgado pela Prefeitura no ano passado
A agenda cultural de Hortolândia segue movimentada com a realização de dois projetos na próxima semana. O primeiro é uma oficina de xilogravura, na segunda-feira (24/03). Já o outro é uma exposição de fotos, que será inaugurada na terça-feira (25/03). Os projetos foram contemplados pelo edital federal da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), divulgado pela Prefeitura de Hortolândia no ano passado.
Que tal tirar os pequenos do celular e ensiná-los a criar arte? As famílias podem levar suas crianças para participar da Oficina de Xilogravurinha. Serão duas turmas, uma de manhã (8h às 10h30) e outra à tarde (14h30 às 17h). É necessário fazer inscrição via WhatsApp, por meio do número (19) 98376-6036. As vagas para a turma da tarde já foram preenchidas.
A oficina é para crianças de 6 a 12 anos, por isso recebeu o nome de xilogravurinha. A atividade acontecerá no Armazém das Artes Salvador Gomes de Barros, localizado na rua Ercilio Antonio Meira, 435, Jardim Santa Izabel, próxima à praça A Poderosa.
A oficina será ministrada pelos artistas Thairine Barbosa e Guilherme Campos. A atividade ensinará a criançada a fazer xilogravura, técnica de impressão artística com desenho entalhado em madeira sobre papel. De acordo com Thairine, a xilogravura surgiu no Oriente. Já no Brasil, está relacionada com a literatura de cordel.
“Como a oficina será para crianças, vamos usar material alternativo, no caso isopor, no qual elas vão criar seus desenhos”, explica a artista. Ao término da oficina, as crianças levarão para casa os trabalhos que fizeram.
OLHAR DIFERENTE DA CIDADE
A fotografia possibilita ver lugares e pessoas sob diferentes olhares e ângulos. Essa é a proposta da exposição “Dia a dia Hortolândia”, que estreia na terça-feira (25/03). A abertura da exposição será, às 11h, no Museu Municipal Estação Jacuba, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.
A exposição foi criada pelo fotógrafo Joel Rodrigues, que mora na cidade há 44 anos. A mostra exibe 30 imagens, captadas por ele durante este ano. No total, o profissional fez 100 fotos da cidade para o projeto.
De acordo com o fotógrafo, a proposta é mostrar cenas do cotidiano da cidade e de locais públicos. Para isso, ele buscou captar imagens interessantes e curiosas.
“A ideia é mostrar o dia a dia de Hortolândia com um olhar diferente. É possível fazer isso também nas redes sociais. Mas no ambiente digital, as pessoas vêm fotos e imagens de maneira muito rápida. Quando elas vão a uma exposição, vão justamente com o objetivo de ver as fotos com mais calma e tempo. E assim conseguem ver os diferentes ângulos e olhares de cada imagem”, explica o fotógrafo.
Dentre as imagens expostas, Joel Rodrigues aponta a foto da Ponte Estaiada como uma das que ele mais gosta. “Essa foto ficou bacana! Tem uma visão diferente da Ponte Estaiada. Eu fiz o registro da parte debaixo, à noite, com a ponte iluminada”, destaca o fotógrafo. A exposição ficará em cartaz no Museu Municipal Estação Jacuba até o dia 14/04.