Reitor da PUC-Campinas recebe Prêmio IAC 2024 na categoria personalidade do ensino

Homenagem é destinada a personalidades de destaque para o agro paulista e nacional; solenidade de entrega marcou aniversário de 137 anos do Instituto Agronômico

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, recebeu, nessa quinta-feira, 27, o Prêmio IAC 2024, na Categoria Externa – Personalidade do Ensino. A honraria é o reconhecimento ao mérito científico, ao desempenho institucional e aos profissionais e às instituições de destaque na agricultura paulista e nacional. O prêmio foi entregue, em conjunto, ao Reitor. Ele recebeu a honraria das mãos do secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edson Alves Fernandes; do diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell; e do prefeito de Campinas, Dário Saadi.

Ao receber o prêmio, primeiramente o Reitor celebrou o aniversário do Instituto Agronômico. “São 137 anos de construção de conhecimento, de tecnologia e de inovação voltados à produção de tendência na agricultura, não só no Estado de São Paulo, mas no Brasil; assim como na América Latina e no mundo”, disse. Em relação à honraria, o Reitor dividiu o prêmio com a comunidade universitária. “É um prêmio que marca minha trajetória como professor, como gestor. Mas é um prêmio que eu quero dividir com toda a Universidade, que tem, em várias frentes, colaborado para que a Instituição seja cada vez melhor no Ensino, na Pesquisa e na Extensão”, disse.

O Reitor lembrou que o IAC atua com insumos ligados à terra e refletiu sobre o fato de o ensino lidar com outra terra fértil: o homem, cujo termo nasce do latim humus, que também origina o termo terra.  “Então, todos os que se dedicam a formar, a ensinar, a dar atenção a qualquer ser humano estão cuidando de uma terra”, refletiu. O professor Germano Rigacci Júnior citou ainda o Livro do Eclesiastes. “Fico muito honrado em receber o prêmio em nome da minha comunidade universitária. Mas também tenho que tomar cuidado, porque eu tenho que continuar plantando, porque outra geração chegará, a terra permanecerá. E cuidado para que isso não signifique ‘vaidade das vaidades’. Temos que seguir cultivando o humus para poder plantar sementes boas, que fazem a humanidade ser cada vez maior, melhor e que possa construir a paz sempre”, concluiu o Reitor.

Além do secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, do diretor-geral do IAC e do prefeito de Campinas, compuseram o palco da solenidade o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, e o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA), Carlos Nabil Ghobril. Entre as autoridades presentes no aniversário do IAC, estavam ainda o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi.

Também acompanharam a solenidade o vice-reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; os pró-reitores de Ensino, Profª. Dra. Cyntia Belgini Andretta; de Pesquisa Pró-Graduação e Extensão, Profª. Dra. Alessandra Borin Nogueira; de Educação Continuada, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi; de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados, Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni; e de Inovação, Profª. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos. Pela Escola Politécnica, o decano Prof. Me. Sérgio Roberto Pereira e a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, Profª Dra. Regina Márcia Longo.

Parceria

Há um ano, a PUC-Campinas e o IAC assinaram a parceria que permitiu a criação do curso de Engenharia Agronômica. A primeira turma da graduação inaugurou o curso no primeiro semestre de 2024. As aulas são realizadas na Universidade e no Instituto Agronômico. Além dos laboratórios de ambas as instituições, os estudantes do curso contam com uma área permanente na Fazenda Santa Elisa, pertencente ao IAC, dedicada a reuniões de estudos, palestras e outras atividades acadêmicas. O curso, assim como os demais da instituição, é pautado pela missão da Universidade de produzir e disseminar conhecimento sempre na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Trata-se também do primeiro curso da área na região de Campinas.

Prêmio IAC

O Prêmio IAC na categoria externa visa homenagear pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram pela contribuição nas esferas científicas e tecnológicas ou em atividades práticas que propiciam o desenvolvimento da agricultura sustentável, a melhoria da renda do agricultor e do agronegócio paulista. A indicação de candidatos é feita, mediante consulta, por pessoas físicas ou jurídicas ligadas ao agronegócio brasileiro, entidades de classe, associações, sindicatos, empresas, cooperativas, universidades, instituições de pesquisa e extensão rural. Os nomes indicados são avaliados pela comissão responsável pelo Prêmio IAC, composta por servidores do Instituto Agronômico e avaliada por seu Conselho de Diretores.

A premiação é tradicionalmente realizada no aniversário do Instituto Agronômico, fundado em 27 de junho de 1887 pelo Imperador D. Pedro II. O Prêmio IAC consiste em uma miniatura do Prédio D. Pedro II, sede do instituto, feita pelo artista plástico Giuseppe Botica e executada pela Fundiart – Fundição Artística em bronze sobre granito preto.

Categorias

O IAC outorga o prêmio na categoria interna desde 1994. Nesse caso, a homenagem prevê a escolha nas categorias Apoio (técnico ou administrativo) e Pesquisador Científico. Aos destaques externos, a entrega é feita desde 2001 a até três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas dentre as categorias: Agência de Fomento à Pesquisa, Destaque Especial, Personalidade do Agronegócio, Personalidade da Pesquisa, ou do Ensino ou da Extensão, Político ligado ao Agronegócio e/ou à Ciência e Tecnologia e Produtor Rural.

Veja todos os premiados

  • Categoria Interna: Pesquisador Científico – Dr. Aildson Pereira Duarte
  • Servidor de Apoio Administrativo: Reginaldo de Lima
  • Categoria Externa: Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior (Personalidade do Ensino)
  • Destaque Especial: Prefeitura Municipal de Louveira
  • Medalha de Honra ao “Mérito Franz Wilhelm Dafert”:
    Massako Toma Braghini
    Sandra Schiavetto
    Impulsa Comunicação

IAC

O Instituto Agronômico (IAC) é ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Sediado em Campinas, foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892, passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.

Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo. Além da sede, possui o Centro Experimental de Campinas e outros 12 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto e Votuporanga.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *