Roda de Conversa com educadores em Campinas discute boas práticas no ensino fundamental
Encontro promovido pelo Instituto EP é etapa preparatória para “2º Fórum Diálogos na Educação” e acontecerá nesta sexta-feira, no auditório da EPTV Campinas
Gestores, professores e educadores de Campinas participam de uma Roda de Conversa nesta sexta-feira, dia 14 de abril, às 14h, sobre as boas práticas na educação na cidade. O encontro gratuito e com vagas limitadas acontecerá no auditório da EPTV Campinas e terá como mediadora Dorine Matos Moreira de Albuquerque, supervisora da Rede Municipal de Educação e coordenadora geral do Núcleo das Instituições Colaboradoras. A Roda é promovida pelo Instituto EP, com produção da Oceano Azul e Girassol Caminhos Criativos. Os participantes irão discutir projetos e iniciativas locais no ensino fundamental, capazes de fazer a diferença e promover o avanço da educação.
Esta é a terceira Roda de Conversa promovida este ano. A primeira ocorreu em Cosmópolis e, na sequência, em Poços de Caldas (MG), ambas mediadas por profissionais referência na área de educação. Mococa, no dia 20, será a próxima cidade a contar com o evento, sempre com vagas limitadas. A Roda é uma das etapas para construção do “2º Fórum Diálogos na Educação”, a ser realizado pelo Instituto EP no primeiro semestre deste ano.
O Instituto atua há mais de 20 anos com educação, por meio de apoio a diferentes projetos – muitos deles interrompidos durante a pandemia. Ao retomá-los, levantou junto a educadores problemas que se mostraram comuns a todos. “Nesse momento entendemos que o Instituto, por pertencer a um grupo de comunicação, é capaz de conectar poder público, iniciativa privada, secretarias de educação, profissionais da educação e diversas outras áreas, permitindo o diálogo e a troca sobre práticas na educação que já ocorrem dentro das escolas”, explica Renata Coutinho Nogueira, Conselheira do Instituto EP.
O Fórum Diálogos na Educação, que teve sua primeira edição no ano passado em Campinas e São Carlos, é fruto da vocação do Instituto EP. “Entendemos que o Fórum é um espaço para esse diálogo. Ao conectarmos as boas práticas dos educadores, mostramos a todos quem está conseguindo realizar um bom projeto e como é possível fazer algo semelhante em outras escolas, alcançando as mudanças necessárias para uma educação de qualidade. É importante que os educadores enxerguem uma espécie de farol nas experiências apresentadas. Se a escola pública que possui o mesmo modelo, com verba semelhante, pode realizar um projeto, é possível fazer em outras também”, diz Renata.
No ano passado foram realizadas Rodas de Conversa em São Carlos, Ribeirão Preto, Araraquara, Sertãozinho, Piracicaba e Rio Claro. Todos os encontros começam a partir do contato com a Secretaria Municipal de Educação de cada cidade, que indica entre os participantes das Rodas os coordenadores de educação, diretores de escolas e alguns professores, além de um representante da própria secretaria e das áreas de assistência social e saúde. “Em Campinas, o objetivo é trazer mais atores para essa discussão, em razão da complexidade do sistema educacional e da diversidade que temos no município. Nosso objetivo é ter educadores da rede pública e privada, instituições do terceiro setor e empresas nesta Roda, que deverá ser a maior em nossa programação”, Andressa Sirino, gestora da Girassol Caminhos Criativos.
Serviço:
Roda de Conversa: Preparatória para o 2º Fórum Diálogos da Educação
Data e horário: Sexta-feira, 14 de abril, às14h
Local: Auditório da EPTV Campinas – Rua Regina Nogueira, 120, Jardim São Gabriel
Mediadora: Dorine Matos Moreira de Albuquerque, supervisora da Rede Municipal de Educação e coordenadora geral do Núcleo das Instituições Colaboradoras.
Inscrições: https://bit.ly/INSCRIÇÃO-RodadeConversa
Informações: [email protected] ou WhatsApp IEP: (19) 9 97003437