Sala Maker Instituto 3M será inaugurada no Centro Profissional Dom Bosco
Espaço foi viabilizado com o prêmio “Escola Pioneira Instituto 3M”.
Referência em cursos técnicos na cidade de Campinas há 51 anos, o Centro Profissional Dom Bosco (CPDB), obra social da Escola Salesiana São José, inaugura nessa sexta-feira (dia 25), a Sala Maker Instituto 3M. O espaço foi viabilizado através do prêmio “Escola Pioneira do Desafio de Inovação Instituto 3M”, concedido ao CPDB por ocasião da sua participação na Mostra Técnica do Instituto 3M.
A inauguração da Sala Maker Instituto 3M acontecerá às 13h30, na Escola Salesiana São José com a presença dos diretores do Instituto 3M e dos diretores da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia USP (FEBRACE). Segundo Rafael Belletti, coordenador do CPDB a sala oferecerá aos alunos várias ferramentas e maquinários diferençados, incentivando os estudantes a usarem seu potencial criativo, através de um ambiente colaborativo e personalizado aos cursos técnicos do Centro.
“Nosso projeto foi desenvolvido para a montagem de uma sala maker, porque a cultura maker sempre esteve presente no CPDB. O objetivo com essa iniciativa é posicionar o aluno como protagonista do seu aprendizado, possibilitando novas e significativas experiências, tendo como foco a inovação na prática pedagógica”, ressalta o coordenador.
Belletti explica que no ambiente de ensino do CPDB, a cultura maker estimula os estudantes a desenvolverem projetos de maneira prática. Essa metodologia ativa do CPDB é baseada em espaços colaborativos, por meio dos quais os educandos têm a oportunidade de trabalhar competências e habilidades fundamentais para a vida.
“Um dos principais objetivos da cultura maker adotada no CPDB é proporcionar que os alunos consigam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Assim, eles são expostos a variados recursos em busca de soluções para problemas propostos nas atividades escolares”, observa Rafael. Segundo o coordenador, a cultura maker representa uma estratégia para aumentar o engajamento dos discentes, já que promove a interdisciplinaridade na prática. “Ao adotar essa metodologia, o CPDB sempre tem uma representatividade muito significativa em feiras e mostras, tendo conquistado muitos prêmios nos últimos anos, o que comprova o estímulo à criatividade, incentivo à imaginação, invenção e recriação com o uso de diferentes linguagens pelos nossos alunos”, comemora Belletti.
O Centro Profissional Dom Bosco oferece há mais de 50 anos cursos técnicos de nível médio inteiramente gratuitos, tendo contribuído com o desenvolvimento integral e com a realização pessoal de cerca de seis mil jovens carentes, inseridos no mercado de trabalho através de formação profissional diferenciada e transformadora.