Setor de flores celebra o Valentine´s Day como o Dia do Amor e da Amizade

Desde 2021, o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – tem incentivado toda a cadeira da floricultura nacional – do produtor ao lojista – a comemorar a data, como já acontece em vários países. A orientação é para que as campanhas sejam direcionadas para as relações importantes, destacando todas as formas de amor, sejam elas entre pais e filhos, parentes, amigos ou nas relações de trabalho.

No caminho para consolidar o Valentine´s Day no calendário brasileiro de datas especiais, o setor nacional de flores e plantas ornamentais procura unir toda a cadeia com orientações para a realização de campanhas institucionais que incentivem homenagens a “todas as formas de amor” no dia 14 de fevereiro. O Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – considera a data como uma excelente oportunidade para que as pessoas expressem suas afeições a alguém especial e que mereça ser lembrado, como já acontece em diversos países. 

“O Brasil, como os demais países latinos, se encaixa perfeitamente na celebração desta data como o ‘Dia do Amor e da Amizade’. Também somos um povo simpático, atencioso, afetuoso e carinhoso com aqueles que nos cercam. Por isso, queremos aproveitar para valorizar e celebrar essas relações que são essenciais para a nossa vida”, explica o presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker.

Ele lembra que, nos Estados Unidos, antes da pandemia da covid-19, o Valentine’s Day foi o segundo maior feriado para o setor comercial, atrás apenas da Black Friday, quando as flores representaram 36% do total de vendas. “Como os Estados Unidos geram muita influência no Brasil, devemos considerar esse cenário externo. Além disso, a data será comemorada, este ano, em uma terça-feira, o que contribui para a maior movimentação do mercado”, diz

O diretor de Marketing do Ibraflor, Renato Opitz, também destaca que as flores são o presente ideal quando se trata de manifestações de afeto e de carinho porque elas transmitem vida, beleza e provocam emoções. “Nesta data, queremos que as pessoas presenteiem um amigo querido, um colega de trabalho, um professor, o vendedor de uma loja, o funcionário do condomínio, a atendente da padaria ou o carregador de sacolas do supermercado que sempre nos atendem com eficiência e atenção. É preciso reconhecer e prestigiar as pessoas. Este ano, o Ibraflor está sugerindo que seja explorado o grande universo de cores dos produtos ofertados pelo setor, em campanhas bem alegres”, comenta.

Campanhas

As principais cooperativas e centrais de vendas de flores e plantas ornamentais já se antecipara, e aproveitarão a data para oferecer os seus produtos.  A campanha da Cooperativa Veiling Holambra (CVH) para o Valentine’s Day, por exemplo, traz o slogan “Toda flor é amor”. A proposta é reforçar a flor como aa linguagem do amor, lembrando que as pessoas podem aproveitar a data “para expressar gratidão a quem se ama”. Para impulsionar as vendas, foram produzidos banners e cartazes para os pontos de venda com produtos das três categorias: flores de corte e de vaso e plantas ornamentais.

A Cooperflora focará nos diferentes tipos de amor para reforçar que a data não é exclusiva para os casais apaixonados, sendo “uma ótima oportunidade para presentear amigos, familiares ou alguém que admiramos”. “A comemoração deve estar diretamente relacionada ao carinho e a importância que a pessoa presenteada possui em sua vida”. Para fomentar o poder de representatividade que as flores têm, será fomentada a venda de diversas variedades e cores para possibilitar ao comprador decidir qual sentimento ele quer transmitir ao presentear alguém especial.

Também o Ceaflor desenvolveu campanhas para valorizar todas as “relações de amor” e reforçar a tendência de presentear com flores os relacionamentos afetivos, em suas variadas formas. Para tanto, destacará o grande leque de opções que, inclusive, permite expressar a personalidade da pessoa homenageada. “Pessoa alegres, por exemplo, podem ser homenageados com a escolha de uma paleta de cores vivas. Para as mais discretas, os tons ferrosos são os mais indicados. E, para as radiantes, as flores amarelas são perfeitas. O vermelho e os tons quentes atendem aos mais românticos. Azuis, cinzas e folhagens são ideais para homens mais tradicionais” indica.

“Para que o setor possa consolidar essa data no calendário brasileiro, é importante que todos os elos da cadeia, principalmente o comércio varejista, participem da campanhas, compartilhando as artes oferecidas pelo Ibraflor, pelos produtores, cooperativas e centrais de venda, ou criando a própria comunicação de acordo com o perfil de seus consumidores”, sugere Renato Opitz.

Sobre o Valentine’s Day

Muito popular, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, o Valentine’s Day celebra o amor e a troca de presentes entre casais, amigos e familiares. Embora no Brasil exista uma data similar, o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, muitos brasileiros têm aderido ao Valentine’s Day, elegendo mais uma data para destacar as relações de amor.

No Brasil, até há alguns anos, o Valentine’s Day era ignorado pelo fato do país já ter o seu “Dia dos Namorados” (em 12 de junho) e por fevereiro, costumeiramente, ter as atenções voltadas somente para o Carnaval. No entanto, de uns tempos para cá, principalmente quando os eventos deixaram de ser realizados devido à pandemia da covid-19 as floriculturas perceberam a oportunidade da data e passaram a decorar as lojas e a fazer campanhas e ações especiais também nas redes sociais para incrementar as vendas em fevereiro. Desde então, a data já tem movimentado mais o comércio do setor. No entanto, ainda é preciso consolidá-la. 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *