Terra traz estúdio em Salvador e palco para shows no Carnaval 2024
Em pesquisa realizada pelo veículo, a capital baiana aparece como o principal destino para aproveitar o Carnaval e a data é a segunda que o consumidor mais gasta dinheiro no ano
Abram alas que o Carnaval do Terra está passando. O veículo com mais de 20 anos de experiência em cobertura da maior festa de rua do país, chega em 2024 com muitas novidades. Entre os dias 8 e 13 de fevereiro, o Terra contará com o palco Terra, no Camarote Bar Brahma, em São Paulo, um estúdio em Salvador para transmissão de programa ao vivo, um time de repórteres e fotógrafos exclusivos em Recife, Olinda e Rio de Janeiro, que acompanharão o dia a dia, a irreverência e a alegria dos foliões durante o Carnaval e muito mais.
Em São Paulo, o veículo marca presença no Carnaval com o palco Terra dentro do Camarote Bar Brahma, no Sambódromo do Anhembi. O palco Terra tem 14 metros de largura e uma excelente estrutura para receber as principais atrações do universo musical. Artistas como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Xande de Pilares, Jorge Ben Jor, Silva, Olodum e os grupos Só Pra Contrariar e Vou pro Sereno vão embalar as noites dos foliões paulistanos.
Na avenida do samba e no camarote, entrevistas e bastidores com artistas e público serão garantidos por Natty Hills, influenciadora e personagem criada pelo ator e diretor Reynaldo Montalvão, que circulará entre os foliões garantindo momentos divertidos da festa no sambódromo paulistano.
Direto da capital baiana o Terra vai transmitir pela homepage, Youtube, Facebook, TikTok, X e Kwai, os shows do Camarote Brahma Salvador e toda a festa dos trios-elétricos que passarão pelo circuito Barra-Ondina. Carol Peixinho, influenciadora e ex-BBB, será a apresentadora do programa do Terra no Carnaval deste ano. Ao seu lado, Luciana Pioto, jornalista do Terra, e Di Campagnolli vão trazer muita informação, diversão e entrevistas exclusivas com celebridades e foliões da famosa “pipoca”.
“Somos uma plataforma de conteúdo que deseja fazer parte da vida dos usuários o ano todo e de todas as maneiras. Por isso, enxergamos nessa cobertura phygital um projeto importante para ambos os lados, queremos embarcar o folião nos trios-elétricos, nas festas de rua, nos bloquinhos e desfiles das escolas de samba sem que eles precisem sair de casa. Por outro lado, estamos destacando a marca Terra tanto no físico quanto no digital, melhorando nossa performance de alcance, criando vínculo e entregando resultado às marcas patrocinadoras”, afirmou Cláudia Caliente, diretora do Terra.
Cobertura especial
Pensando na pluralidade e diversidade que o Carnaval traz, e seguindo o conceito institucional da marca – O Terra é de todos o tempo todo –, este ano a cobertura editorial do Terra terá um tom regionalizado. Todo conteúdo será produzido por um time exclusivo de repórteres e fotógrafos, que atuarão nas cinco principais praças do país (Salvador, São Paulo, Recife, Olinda e Rio de Janeiro) para cobrir em tempo real os melhores momentos da festa.
Além do programa ao vivo, com a participação de artistas e convidados especiais para trazer a temperatura da folia, a cobertura editorial contará ainda com a apuração comentada dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio. Na terça-feira (13), o Terra vai acompanhar em tempo real, cada nota da disputa pelo título do Carnaval paulistano. Na quarta-feira (14), o público vai acompanhar ao vivo quem será a campeã do Carnaval carioca, com a presença de especialistas.
Em 2024 a distribuição de todo o conteúdo do Carnaval do Terra vai acontecer não somente na capa do portal, como também nas redes sociais com a hashtag #terranoCarnaval e mais um novo aliado: o canal do Terra no WhatsApp. O novo recurso da plataforma Meta possibilita ao usuário acessar as novidades do Terra em um canal exclusivo, sem precisar sair do aplicativo de mensagens. Portanto, o folião também vai acompanhar em tempo real o Carnaval das principais praças do país com apenas um toque na tela do seu smartphone.
“Quando construímos o projeto de conteúdo para o Carnaval deste ano, queríamos contemplar todas as vozes do Carnaval e assegurar que a audiência se sentisse incluída e imersa na festa que acontece nas ruas do país. Por isso, optamos por uma ampla cobertura com repórteres e fotógrafos locais e distribuição de conteúdo multiplataforma, para valorizar toda nossa capacidade técnica e editorial”, ressaltou Manoela Pereira, Head de conteúdo do Terra.
Exposição de marca
O Carnaval do Terra também acontece no metrô por meio de uma parceria de conteúdo editorial com a JCDecaux, empresa líder global de OOH. Durante os cinco dias de folia, as principais notícias sobre celebridades, desfiles, bloquinhos e curiosidades do Carnaval estarão nas TVs dos trens.
Em São Paulo, a linha 4-Amarela, administrada pela empresa ViaQuatro, receberá uma vez a cada dois dias as notícias do Terra no pré-Carnaval. Durante a festa, as atualizações serão diárias. Já a linha 5-Lilás, administrada pela concessionária ViaMobilidade, e CCR Metrô Bahia, de Salvador, receberão conteúdos geolocalizados uma vez por semana. Os conteúdos visam oferecer a melhor experiência aos passageiros sobre a folia.
Pesquisa com foliões
Para saber mais sobre os gostos, comportamentos, hábitos de consumo e, principalmente, as oportunidades de empreender no Carnaval, o Terra realizou uma pesquisa com 57 mil pessoas, em dezembro de 2023. Deste total, 51% disseram gostar de Carnaval, enquanto 37% responderam que Salvador seria o principal destino para viajar e curtir a folia. Por outro lado, 29% dos entrevistados escolheram o Carnaval como a data que mais gastam dinheiro no ano, atrás apenas de Natal com 48%.
Aqueles que responderam já ter empreendido durante os dias de Carnaval, 31% foram motivados pelo desejo de obter renda extra. Para 29% dos entrevistados, a bebida foi o principal produto de venda no período, seguido de venda de comida e “bico” em festas de Carnaval, que empataram com 22% cada.
Dos brasileiros que responderam à pesquisa do Terra, 65% disseram ter usado as redes sociais para realizar negócios no Carnaval. A rede de relacionamento Facebook encabeçou a lista de melhor resultado de venda com 46% da preferência dos entrevistados. Já o Pix, foi escolhido por 44% dos respondentes como a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes durante os dias de folia.