“Três Mulheres Altas” e “Causos de Família” estão em cartaz neste fim de semana no Iguatemi

O Teatro Oficina do Estudante traz para Campinas as atrizes Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill com o clássico da dramaturgia contemporânea escrita por Edward Albee e o show de Índio Behn e Maikinho Pereira, criado inicialmente para ser uma websérie. Na vespertina de sábado, às 18h, tem stand-up com Jhordan Matheus. Os ingressos estão à venda no site www.ingressodigital.com.  

A programação do Teatro Oficina de Estudante Iguatemi Campinas começa esta semana na quinta-feira, dia 13, às 21h, com a apresentação de “Causos de família”, um show idealizado, inicialmente, para ser uma websérie, e protagonizado pelos humoristas Índio Behn e Maikinho Pereira. O formato, inspirado no antigo programa “Sai de Baixo”, da Rede Globo, tem como pano de fundo a casa da Tia Marlene e sua convivência diária com a sobrinha Jéssica que está sempre criando alguma confusão com a vizinha Nair. Também fazem parte do show outras personagens, como a terapeuta Drª Rosângela, a Bruna, a Maristela, a Mãe Lidiane e o Cláudio. Os ingressos custam R$ 45,00 (meia-entrada) e R$ 90,00 (inteira). A classificação etária desta comédia é livre.

Índio Behn e Maikinho Pereira são amigos de longa data, naturais de Canoas e São Leopoldo, respectivamente, e se uniram para criar esquetes de humor para as suas redes sociais. Com a alta produção de roteiros e o sucesso das personagens decidiram levar o show para o teatro. Assim, nasceu “Causos de Família”. Por ter sido idealizado como websérie, o show foi gravado em partes para ser publicado como episódios de uma temporada. Hoje, a websérie tem duas temporadas disponíveis no YouTube, com milhares de visualizações.

Jhordan Matheus

No sábado (15), às 18h, tem a sessão vespertina de stand-up com Jhordan Matheus. No show solo “Batenu Tenu”, o humorista aborda as histórias da infância em Salvador, relacionamento familiar, dificuldades em fazer comédia, experiências sexuais e negritude, tudo de forma muito bem-humorada. O ator e comediante nasceu no Engenho Velho de Brotas. Preto, rastafari e periférico, ele carrega com muito orgulho suas origens soteropolitanas e, por onde passa, representa todas as cores e nuances da Bahia de Todos Santos. Destaque no cinema e no teatro em Salvador, Jhordan começou sua carreira no stand-up em 2015 e ficou conhecido pela personagem Boa Vida da elogiada adaptação da obra de Jorge Amado, Capitães de Areia. Os ingressos custam R$ 35,00 (meia-entrada) e R$ 70,00 (inteira). A classificação indicativa é 16 anos.

“Três Mulheres Altas”

Nos dias 14, 15 e 16 de abril, o palco do Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas será ocupado pela comédia dramática “Três Mulheres Altas”, um clássico da dramaturgia contemporânea escrita por Edward Albee (1928-2016) no início da década de 1990. Estrelado por Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill e dirigido por Fernando Philbert, o espetáculo é perversamente engraçado – marca do autor –, e traz o embate de três mulheres em diferentes fases da vida: juventude, maturidade e velhice. Edward Albee é autor de outros clássicos, como “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”, “Zoo Story” e “Equilíbrio Delicado” e vencedor três vezes do Prêmio Pulitzer. A peça é uma comédia mordaz que reflete sobre a passagem do tempo e o embate entre três gerações.

Os ingressos custam de R$ 60,00 a R$ 140,00, de acordo com o setor. As apresentações serão às 21h nos dias 14 e 15 de abril (sexta-feira e sábado) e, às 19h, no domingo, dia 16. A classificação indicativa é 14 anos. Em cena, as atrizes Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill interpretam três mulheres, batizadas pelo autor apenas pelas letras A, B e C. A mais velha (Suely Franco), que já passou dos 90 anos, está doente e embaralha memórias e acontecimentos, enquanto repassa a sua vida para a personagem B (Deborah Evelyn), apresentada como uma espécie de cuidadora ou dama de companhia. A mais jovem, C (Nathalia Dill), é uma advogada responsável por administrar os bens e recursos da idosa, que não consegue mais lidar com as questões financeiras e burocráticas.

Entre os muitos embates travados pelas três, a grande protagonista do espetáculo é a passagem do tempo, além da forma com que lidamos com o envelhecimento. “O texto do Albee nos faz refletir sobre ‘qual é a melhor fase da vida?’, além de questões sobre o olhar da juventude para a velhice, sobre a pessoa de 50 anos que também já acha que sabe tudo e, fundamentalmente, sobre o que nós fazemos com o tempo que nos resta. Apesar dos temas profundos, a peça é uma comédia em que rimos de nós mesmos’, analisa o diretor Fernando Philbert.

Prêmio Pulitzer

A peça recebeu o Prêmio Pulitzer e ganhou bem-sucedidas montagens pelo mundo. No Brasil, a peça foi dirigida por José Possi Neto, em 1995, e recebeu os prêmios APCA e Mambembe de Melhor Espetáculo. A última e, até então, única encenação do texto no Brasil, foi logo após a estreia em Nova York, em 1994. A montagem atual tem a direção de Fernando Philbert. A tradução é de Gustavo Pinheiro e a realização da WB Produções, de Bruna Dornellas e Wesley Telles.

Philbert e as atrizes Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill acreditam que a nova versão traz uma visão atualizada com todas as mudanças comportamentais e políticas que aconteceram no mundo de lá para cá, especialmente nas questões femininas, presentes nos dois atos da peça. Sexo, casamento, desejo, pressões e machismo são temas que aparecem nos diálogos e comprovam a extrema atualidade do texto de Albee.

Clássico

Escrita em 1991 e lançada em 1994, “Três Mulheres Altas” representou uma virada na trajetória de Edward Albee, que recebeu as suas melhores críticas e viu renascer o interesse por sua obra. Aos 60 anos, ele ganhou o terceiro Prêmio Pulitzer, além de dois Tony Awards e uma série de outros troféus em premiações mundo afora. A peça tem características autobiográficas e foi escrita pouquíssimo tempo depois da morte da mãe adotiva do autor, que teria inspirado a personagem mais velha. Após abandoná-la aos 18 anos, Albee voltou a ter contato com a mãe em seus últimos dias, quando já estava doente de Alzheimer. No entanto, alguns especialistas em sua obra defendem que a peça não pode ser reduzida a este fato.

“Três Mulheres Altas” vai além de ser um retrato de sua mãe. O texto traz o olhar mordaz e perverso – por que não dizer cômico? – de Albee para a classe média alta americana e toda a sua hipocrisia, ao falar sobre status, sucesso, sexo e abordar a visão preconceituosa da sociedade e as relações que as três mulheres travam com o mundo, sempre atravessadas pelo filtro machista.

Sobre Edward Albee

Edward Albee morreu em 2016, aos 88 anos, e deixou um imenso legado para o teatro americano com suas 25 peças encenadas e publicadas. É autor de clássicos como “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”, “Zoo Story”, “Equilíbrio Delicado” e “Três Mulheres Altas”. Seus textos são marcados por um olhar sarcástico e por uma crítica intensa às convenções e hipocrisias da sociedade tradicional.

Nascido em 1928, ele foi adotado por Reed e Frances Albee, um casal de milionários dono de uma cadeia de teatros na época. Ele cresceu em um bairro de classe média alta cercado dos tipos que iria retratar em seus espetáculos anos mais tarde. Em torno dos 20 anos, saiu da casa dos pais definitivamente para viver em Nova York e inicia a sua produção literária. Em 1957, ao escrever “The Zoo Story”, peça de um ato que ecoava o teatro de Samuel Beckett, Jean Genet e Harold Pinter, Albee encontra a consagração inicial de sua exitosa carreira. Em 1962, estreou “Quem Tem Medo de Virginia Woolf”, que o levou ao auge da fama. Nos anos 1990, “Três Mulheres Altas” marcou o seu retorno ao centro das atenções do cenário teatral nesta que é, talvez, a mais pessoal e autobiográfica de suas peças.

Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas

Programação de abril – sujeita a alterações

Dia: 13, quinta, às 21h

Índio Behn e Maikinho Pereira -“Causos de família” – Comédia

Ingressos: R$ 45,00 (meia-entrada) e R$ 90,00 (inteira)

Indicação etária: Livre

Dia: 15, sábado, às 18h

Jhordan Matheus – “Batenu Tenu – Show Solo” – stand-up

Ingressos: R$ 35,00 (meia-entrada) e R$ 70,00 (inteira)

Indicação etária: 16 anos 

Dias: 14, 15 e 16, sexta / sábado / domingo, às 21h/ às 21h/ às 19h

Três Mulheres Altas – Comédia dramática                

Ingressos: R$ 60,00 a R$140,00, de acordo com o setor

Indicação etária: 14 anos

Dia: 19, quarta, às 21h

Fábio Rabin -“Muita treta” -stand-up

Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira)

Indicação etária: 16 anos

Dia: 20, quinta, às 21h             

Matheus Ceará – “Vocês pedem eu conto” – stand-up

Ingressos: R$ 30,00 (meia-entrada) e R$ 60,00 (inteira)

Indicação etária: 16 anos 

Dias: 21 e 22, sexta e sábado, às 21h

Monique Alfradique “Quase Normal” – Comédia

Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira)

Indicação etária: 12 anos 

Dia: 23, domingo, às 20h

Thiago Ventura – “Modo Efetivo Parte 2: Sujeito Homem” n- stand-up

Ingressos: R$ 50,00 (meia-entrada) e R$ 100,00 (inteira)

Indicação etária: 16 anos

Dia: 26, quarta, às 21h             

Jonathan Nemer – “Não sei namorar” – stand-up

Ingressos: R$ 60,00 a R$ 140,00, de acordo com o setor

Indicação etária: Livre

Dia: 27, quinta, às 21h

Denison Carvalho – “No Detalhe” – stand-up             

Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira)

Indicação etária: 18 anos 

Dia: 28, sexta, às 21h

Paul Cabannes – “Parisileiro” – stand-up

Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira)

Indicação etária: 12 anos 

Dias: 29, sábado, às 21h e, no 30, domingo, às 17h e às 19

Simples Assim – Comédia

Ingressos: de R$ 25,00 a R$ 120,00, de acordo com o setor

Indicação etária: 12 anos 

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